Emagrecer é um desejo da maioria das pessoas. Mas quando esse desejo envolve a saúde a necessidade é ainda maior.
Algumas pessoas tentam perder peso com tratamentos clínicos, acompanhamento de especialistas (nutricionistas, preparadores físicos e psicólogos), mas, mesmo assim não conseguem. O balão é um dispositivo feito de silicone que é colocado no estomago reduzindo a sua capacidade e com isso, auxiliando no emagrecimento de forma natural e sem efeitos colaterais.
Trata-se de uma opção no tratamento do sobrepeso e da obesidade e que deve ser considerada com seriedade antes de outros tratamentos definitivos. O paciente se sente mais motivado e satisfeito comendo menos, já que parte do seu estomago estará preenchido pelo balão intragástrico.
É justamente assim que o balão facilita o processo de emagrecimento saudável, provocando a sensação de saciedade e consequentemente, ajudando no controle da quantidade de alimentos ingeridos.
A colocação é feita de maneira muito segura através de endoscopia. Tanto a colocação quanto a retirada duram no máximo 30 minutos. Vale salientar que o balão intragástrico é um procedimento totalmente reversível e de fácil colocação, quando realizado por profissionais experientes e especializados.
O tratamento dura, no máximo, seis meses e durante esse tempo, é de fundamental importância um trabalho com uma equipe multidisciplinar voltando para mudanças de hábitos, através de acompanhamento nutricional, no intuito de se manter uma alimentação equilibrada e as atividades físicas. O sucesso do tratamento depende da motivação do paciente.
Como a obesidade é uma doença crônica, o tratamento deve ser basear em um planejamento de longo prazo, tendo-se sempre em mente a necessidade não só de perda, mas de manutenção de um peso adequado, para que seja possível prevenir as comorbidades. Portanto todo o tratamento é voltado objetivando a mudança de hábitos
Publicado por: DRª Adriana Campos Andrade Ribeiro – GASTROENTEROLOGIA