Pólipos são elevações que se formam na superfície interna (mucosa) de alguns órgãos, quando ocorrem no estômago são chamados pólipos gástricos.
Existem diferentes tipos de pólipos gástricos, em sua maioria são lesões benignas, mas alguns tipos podem ter potenciais variados de malignização, de forma que essas lesões são habitualmente retiradas quando encontradas durante a Endoscopia Digestiva Alta e sua natureza deve ser determinada através de estudo histopatológico (estudo da biópsia). O uso das medicações chamadas Inibidores da Bomba de Prótons (IBPs), sendo o Omeprazol a mais conhecida em nosso meio, especialmente por tempo superior a um ano, tem sido associado à presença de um tipo específico de pólipo chamado pólipo de glândulas fúndicas, existindo relatos de regressão das lesões após suspensão da medicação. Porém, está associação ainda carece de mais estudos e evidências estatísticas que possam afirmar que existe uma relação de causa e efeito.
Os pólipos de glândulas fúndicas têm mínimo potencial de malignização, o que não justificaria a suspensão do tratamento orientado por seu médico. O mais importante a destacar é que o uso de Omeprazol e outros IBPs de forma indiscriminada deve ser desencorajado, sendo sempre necessária a indicação do seu Gastroenterologista. Ele saberá escolher a melhor medicação para você, pelo tempo adequado, na dose mínima eficaz e, se for necessário, orientará a troca ou suspensão do remédio após avaliar individualmente o seu caso.
Publicado por: DRª Patrícia Serravale – GASTROENTEROLOGIA